13.3.15

O começo das aulas de preparação para o parto

Como anteriormente vos tinha anunciado Março é o mês de aulas de preparação para o parto. Hoje, dia 13, foi a primeira aula e foi prática. Posso dizer desde já que adorei mas as dificuldades sentiram-se. 
Inicialmente, sentia-me só numa sala imensa com colchões pois para além de mim só foram mais duas barrigas e de segundo filho por isso nesta primeira aula não consegui ficar relaxada a 150% mas tentei ao máximo. Passo-vos então a notificar-vos os exercícios que executamos e como aprendi a levantar-me sem fazer força na barriga.

Exercícios de Kegel

Estes exercícios baseiam-se na contracção dos músculos nadegais e vaginais durante 10 segundos lentos. Deve-se inicia-los a inspirar e termina-los a expirar lentamente sentada ou em pé. 
  • Fortalecimento dos músculos do pupernio para travar sintomas como a incontinência urinária assim como travar o «corte» no parto pois o músculo ganha mais elasticidade. Executar 10x ao dia. 

Exercícios de Oxigenação

A maioria das mulheres pensa que a respiração normal chega para oxigenar em os nossos bebés mas a verdade não é essa e por isso existem este tipo de exercícios. Deve-se, então, encher a barriga de ar (inspirar) e soltar o ar em 10 segundos lentos (expirar). Este exercício permite oxigenar bem o bebé.
  • Boa oxigenação para ajudar o bebé a ser ainda mais saudável. 


Levantar sem fazer força na barriga
  • Estando sentadas rodamos as pernas para ficarmos de joelhos e apoiamos toda a força nas pernas para nos levantarmos.


Além destes exercícios executamos também exercícios com uma bola recomendada para grávidas, exercícios para as pernas e também para a coluna. Ao fim, relaxamos com uma boa música. Possivelmente a pessoa que nos dá as aulas de preparação para o parto pode ser uma conselheira de amamentação que está disponível 24h o que é imensamente bom para nos ajudar com uma pequena ou grande dúvida. E, ao frequentar as aulas recebemos uns pequenos miminhos que irei falar numa outra publicação. 

Ps: Queria tirar fotos as aulas mas tenho vergonha de pedir! 

3 comentários:

  1. Não sei o que isso é pis nunca fiz essas aulas...

    ResponderEliminar
  2. Arrisca e pede. De certeza que vais poder tirar fotos :)*

    ResponderEliminar
  3. Quando estiver grávida tenciono frequentar esse género de aulas :) Tenho a certeza que faz super bem!

    ResponderEliminar